BLOGGER TEMPLATES AND Tagged Layouts »

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Festival Independente de Cine para Adultos em Madrid



O Festival Independiente de Cine para Adultos é um festival multidisciplinar e pretende oferecer ao público adulto um espaço para reflexões em torno das representações visuais da sexualidade. De 14 a 17 de maio de 2009 em Madrid serão exibidas películas em diversas salas, desde clássicos a curtas experimentais provenientes de muitas partes do mundo. Acompanhado de debates com a participação da teórica queer Beatriz Preciado, discussões e festas.

A proposta do festival é muito interessante, objetiva mudar um pouco a tônica dos festivais e os debates ao centrar no prazer e não na dor. Busca tratar das representações visuais no campo do cine pornô, dos discursos pedagógicos da indústria pornô em relação ao corpo e à sexualidade. Nos convida a uma deliciosa descontrução do sujeito da sexualidade, e principalmente, nos estimula a desnaturalizar tantas matrizes que participam da construção de nossos olhares frente a sexualidade e a nós mesmos.

Há muita polêmica quanto ao nome do festival (cine para adultos) por parte dos ativistas do Pós-pornô e do Pornô-terrorismo por soar comportada. Inclusive pelo fato de ser apoiada por Beatriz Preciado, famosa por sua impostura queer e "no sense" no mundo acadêmico europeu. 

Publico informações sobre o evento a título de informe, pois estou longe de querer tomar os movimentos queer europeus como modelos de ativismo para o Brasil, assim evito desentendimentos com parte do movimento LGBT que se organiza corporativamente para fazer críticas à teoria e ao movimento queer. Acredito que uma boa parte nunca se dispôs a ler sobre as teorias queer ou compreender os movimentos queer, já que são muitas as referências (Butler e Preciado) e diversas as agendas políticas (EUA, Espanha ou França). De todo modo, adianto que não acredito que a teoria e o movimento queer, ademais de questionar os postuados essencialistas e a política da identidade como era feita "tradicionalmente" tenha como objetivo eliminar os movimentos LGBT'S tradicionais. São miradas distintas, ações e agendas políticas muito diferentes. Deixemos de lado o medo e gozemos com as novas abordagens e propostas políticas que surgem.








0 comentários: