BLOGGER TEMPLATES AND Tagged Layouts »

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Lançado o número 01 da C.U.L.O.

Corporación Unificada de Lokas Orgásmicas



A C.U.L.O já começou causando polêmica! A convocatória de artigos foi feita do modo mais descarado possível através de um vídeo disponibilizado a partir do Youtube, onde a Rainha Sofia da Espanha se assume como uma "degenerada feminista" e pede a colaboração de ativistas e coletivos para o envio de materiais para a criação da Revista - imagens, fotos, notícias, artigos, críticas e reportagens. O esforço inicial parece dar dado certo e agora, nesse início de mês de junho, saiu o primeiro número da revista. Estratégia que consagra o papel da internet como veículo de mobilização e articulação política.

A Revista pensada pelas "degeneradas feministas", como se intitulam, surgiu em Barcelona, porém, como se trata de uma colaboração transnacional recebeu artigos procedentes de várias partes do globo, inclusive, da Índia. As editoras consideram que o conceito político "queer" e "degenerado" abarca uma luta maior que a da sexualidade, englobando a discussão sobre o software livre, o registro das ações reivindicativas dos diversos movimentos sociais, o problema ambiental, a condição dos imigrantes, a imigração, o aborto, o trabalho sexual, a educação popular etc. De modo geral, o objetivo é articular uma luta política para enfrentar um sistema sócio-político-econômico que afeta a todos, portanto, não estabelecem fronteiras identitárias e são atravessadas por todas as lutas sociais.

É a partir dessa condição de "mau sujeito da contemporaneidade", onde esse coletivo de feministas espera tirar a sua força política para (de) generar outros espaços sociais, ao mesmo tempo, em que resgata dos movimentos punks, a idéia do "faça você mesmo", a livre iniciativa.

Compartilhar idéias para provocar "desvios" (no sentido político se lê como contra-normativo), para transgredir os limites de todo tipo e para que os sujeitos retomem o (des) controle de seus corpos. Claramente, o objetivo da revista é lutar por um mundo sem censura, sem racismo, sem sexismo e qualquer outro tipo de exclusão e discriminação. A revista é editada em castellano e catalão, mas aceita material em português, inglês, euskera, italiano e francês que são devidamente traduzidos pela comissão de editoração.

Se você se interessa em publicar envie um e-mail para:

laculo@riseup.net

Se quer baixar a revista aqui está o link:

http://laculo.net/revista_1.0.html

Para ver o vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=BWJsEh0--Zg"

(tá em castellano, mas a leitura é fluída, aproveita para entrar no mundo hispânico e assim, pouco a pouco, saímos desse isolamento por conta da barreira linguística do português).

Beijo




0 comentários: